segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Narradores de Javé


Viajamos na história do filme “OS NARRADORES DE JAVÉ” , esta que ocorre no Vale do Javé, uma comunidade do interior, e que logo desapareceria,ficando inundada,pois ali construiriam uma hidrelétrica.Este povoado não tinha a sua história registrada, então perceberem a necessidade de registrá-las, assim a cidadezinha poderia permanecer.

Todos tinham suas histórias marcadas naquela comunidade, porém só sabiam contá-las oralmente, já que grande parte dos moradores eram analfabetos e não tinham a habilidade de transcrevê-las num livro. Os habitantes lembraram que ali também morava um ex-funcionário do correio, que sabia ler e contava muito bem belas histórias,embora às vezes, exagerasse com sua imaginação, por isso fora expulso pelos moradores. O escriba chamado Antonio Biá poderia retornar, caso concordasse em escrever as histórias do Vale de Javé. Biá passou a se sentir muito valorizado pelos moradores, no entanto, logo passa a se questionar sobre quem poderia se importar com a história de uma gente simples, ignorante, que mal sabe escrever o nome. Também observou que a história da pequena cidade do interior não seria preservada, pois não contava a história de nobres, mas sim de gente do povo que tentava se engrandecer pelos fatos ocorridos, não sendo importantes para impedir o progresso.
Outro aspecto a ser salientado é que cada morador a conta a mesma história seu modo, com um enfoque diferente, conforme o seu ponto de vista.Não há uma ideia coesa sobre os episódios, esse elemento mostra que os habitantes não compreenderam a noção do que é científico, real, que pode ser provado.
Assim um povo sem conhecimento é aniquilado, pois a linguagem representa o poder, quem domina a escrita tem capacidade de mudar os acontecimentos, defender-se, reivindicar por direitos.

A história apresenta a escrita com a sua função social bastante clara, pois se todos os acontecimentos daquela cidadezinha estivessem um registro no "papel", as coisas não teriam sido como foram. Os moradores não precisariam ter tentado mostrar às pressas, que o Vale do Javé era importante.

Podemos compreender que cabe a nós educadores o papel de direcionar o educando a diferentes situações onde ele compreenda as funções e o uso da escrita.

Assim podemos compreender melhor os conceitos de alfabetização e letramento.

Alfabetização é meramente codificar e decodificar as palavras, entretanto sem compreender o uso social da escrita.

Letramento conforma Magda Soares “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenha sentido e faça parte da vida do aluno.” Embora letramento seja uma definição recente no vocabulário na educação, é importante o educador ter claro os conceitos.

A definição de letramento é mais ampla que de alfabetização, pois se refere aos modos com que a escrita se apresenta na sociedade, seus usos e suas funções nas diversas situações comunicativas em que é utilizada conforme o contexto social.Sendo importante ter claro estes conceitos.

Cabe ao educador propiciar situações de leitura e de escrita como atividade de comunicação, enfatizando os usos e funções da escrita e da oralidade, havendo uma reflexão e participação crítica no meio em que o sujeito está inserido.

Foi uma tarde de muitos doces, salgados, reflexões, observações e esclarecimentos. Considerando uma prática muito boa estar estimulando os alunos a relacionarem fator, expor ideias e instigá-los a refletir sobre os assuntos, por isso em quase todas as aulas nos apropriamos destas práticas, pois acreditamos que desta forma se torna mais fácil levar o educando a construir seus saberes.

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)



Na bela tarde do dia vinte e seis de agosto iniciamos o nosso encontro com a reflexão “EDUCAR” de Rubem Alves, que intensificou o nosso compromisso de ser educador.
Não podemos deixar de comentar o recesso prolongado, devido à pandemia da influenza H1N1, este que influenciou no desenvolvimento dos encontros do GESTAR II.Então combinamos de recuperá-los com estudos a distância.
Com bastante entusiasmo dos cursistas passamos para a socialização das atividades que foram trabalhadas com os alunos. Estas que estão ampliando as habilidades de leitura e escrita em Língua Portuguesa de modo lúdico e significativo, tornando as aulas atraentes e despertando o raciocínio crítico nos alunos.
As cursistas salientaram a importância dos encontros e da riqueza da socialização das atividades, além do compromisso da construção de um texto reflexivo semanalmente, assim enriquecendo o fazer pedagógico. Não sendo somente desenvolver atividades soltas, no entanto as atividades sempre seguem uma sequencia, além de um embasamento teórico, este que vem valorizar e fundamentar a prática.
Nos nossos encontros também socializamos o “famoso cafezinho”, este que é compartilhado com muitas guloseimas.
Ao retornarmos do lanche, prosseguimos com a retomada da definição sobre "Letramento e Alfabetização"; foi feito a leitura dos slides e comentários/debate sobre o assunto tratado, prosseguimos com leitura e reflexão do TP4 e AAA4 unidade 14, concluindo com a oficina 7.Conversamos, compartilhamos conceitos, ideias,posições, enfim,os comentários fortalecem nossas opiniões referente as leituras, teorias e práticas realizadas durante a semana, contribuindo para o desenvolvimento do nosso trabalho mais coeso.
Para instigar o estudo da próxima oficina fizemos a leitura do livro –Zoom- de Istvan Banyai Ceilândia, salientando o conhecimento prévio podemos interagir com a leitura do livro, que a cada página surpreendia às colegas.
Concluímos o encontro com a dinâmica "dorminhoco de palavras": Com o objetivo de perceber importância dos elementos coesivos e tópicos frasais necessários para compor uma oração.
Pedi para que as professoras escrevessem no papel um substantivo; em seguida entreguei outro papel em branco e pedi para que escrevessem um verbo e em seguida um adjetivo. Recolhi as fichas, embaralhei e as distribu. Em círculo, cada um deveria segurar as cartas viradas para si e sobre a mesa. Um dos participantes recebeu quatro cartas, sendo a quarta, um numeral. Esse jogou uma das cartas virada para baixo para o colega da direita que pega, vê se a utiliza e passa uma de suas cartas ao seu colega da direita e assim, sucessivamente. Finalidade: O participante que conseguir fazer trinca, por exemplo, três cartas contendo substantivos, os três contendo adjetivos, ou verbos, deverão abaixar discretamente suas cartas e ficar observando. Aqueles que observarem as cartas baixadas deveriam abaixar as suas também. O último que baixar as cartas será o "dorminhoco das palavras" e terá que produzir uma frase oralmente (escrita no quadro pelo professor) contendo as palavras da trinca.
Variação: Após pedi para que façam a trinca havendo um substantivo, um verbo e um adjetivo. O último a baixar as cartas também deveria formar uma frase contendo as palavras e a mesma sendo anotada no quadro pelo professor.
Atividade esta que gerou muitas gargalhadas. Concluímos o encontro relembrando as palavras de Freinet (1950 p.10) “... a criança constrói seu conhecimento no fazer e refazer de atividades que não devem ser apenas brincadeiras vazias, mas trabalho,...”

sábado, 15 de agosto de 2009

Devemos tomar todas as precauções possíveis.

No dia dezessete de agosto retornaremos às aulas, pois o município de Imbé decidiu antecipar o recesso escolar para dia vinte e dois de julho e só retornaremos agora. Deste modo os encontros do GESTAR II, foram interrompidos.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus.

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz uma série de recomendações.
Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

A gripe tem tratamento.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

A Influenza A (H1N1) é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Cada um deverá ter todo o cuidado possível, para que não seja mais um caso desta pandemia.