sábado, 19 de dezembro de 2009

Momento como estes merecem registros,...



"Ao ser convidada para participar do Gestar II,fiquei contente e ao mesmo tempo apreensiva. Sempre gostei de participar de encontros, fóruns e seminários,
mas esse curso foi bem diferente de todos os que participei
Nosso grupo era pequeno mas totalmente entrosado.Um apoiando o outro,
trocando experiências, propondo mudanças profundas em todos nós. Mudanças essas que refletirão no trabalho com nossos alunos.
A princípio assustei-me com a quantidade de livros para ler, as tarefas a cumprir e as atividades a serem aplicadas com os alunos; O curso seria longo e os encontros semanais.Fiquei temerosa de não dar conta do recado. Mesmo assim,escolhi
uma das três sétimas que trabalho, tomei coragem e aceitei o desafio
À medida que o curso foi se desenvolvendo, fui ficando cada vez mais envolvida e entusiasmada; O material é de ótima qualidade e é “meu”. Posso usa-lo
nos próximos anos com minhas outras turmas.
Em nossos encontros lemos,discutimos,refletimos, escolhemos atividades pa-
ra aplicar com as turmas,o que era bem difícil, pois todas as atividades eram ótimas.
Nossa formadora,professora Fabiana, fez um trabalho excelente! Sempre dis-
posta, simpática, querida, esclarecia nossas dúvidas e conseguia transformar nossos encontros em horas prazerosas de conhecimento e amizade.
Muitos conteúdos do Gestar, já tínhamos tido na Faculdade de Letras,mas não com essa visão e esclarecimento, Por isso, nos propomos a realizar encontros no próxi-
mo ano letivo, para que possamos aprofundar nossos estudos nos livros do curso.
Sabemos que a produção de textos e a leitura são dois processos que caminham paralelamente. Portanto essa renovação deve ser conjunta.
A mudança deve ocorrer dentro de nós mesmos, e aí sim o professor vai poder mediar o conhecimento e fazer o aluno participante do processo de construção do conhecimento."ROSANE

AVALIAÇÃO REFERENTE AO GESTAR II





Avaliar toda esta etapa não é tarefa difícil. Foi maravilhoso!!!
É no espaço da sala de aula que a diversidade se faz presente, onde o aluno relaciona as experiências de sua cultura com as vivências de seus pares, mediados pela ação educativa do professor.
Essa ação mediadora deve contemplar a experimentação de materiais diversos e o GESTAR II enriqueceu o meu acervo. Proporcionou um ótimo material, me auxiliou na contextualização de vários conteúdos, atividades dinâmicas, interativas.
Paulo Freire nos diz, com propriedade, que “aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada aprender a ler o mundo, a compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação que vincula linguagem e realidade.”
Valorizar as vivências, afinal, vivência é o processo individual construído no cotidiano cultural e social, e não pode ser desprezado.
Ministrar aulas norteadas pelas idéias e propostas do GESTAR envolve alguns compromissos: disponibilidade, dedicação, estudo, valorização de experiências e dos conhecimentos prévios...
Penso que tanto o material fornecido quanto os encontros me ajudaram a reconhecer e aperfeiçoar várias maneiras de propiciar o letramento.
Nos momentos de construção individual e nos de coletiva, as reflexões acerca da minha prática pedagógica ficava mais rica. A cada encontro, eu me fortalecia mais...e mais.
Acredito que o grupo participante e, principalmente, a professora formadora, com dedicação e competência, ministrou toda a teoria dos TPs e atividades significativas, as quais nos deixava com vontade do próximo encontro, contribuíram muito para esse fortalecimento. Vai deixar saudades!
O GESTAR II incentivou o desejo de um GESTAR III. E por que não?
VIVIANE DA RIVA

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ULTIMO ENCONTRO DE 2009







Na bela tarde, nove de dezembro do corrente ano, no reunimos para concluir esta etapa do GESTAR II de 2009. Não foi diferente dos outros encontros, com muitas surpresas, animação e muito assunto. Eram muitas as novidades, pois não fazíamos reuniões desde meados do mês de novembro. Este encontro tinha um sentimento diferente, a nostalgia tomava conta dos nossos corações, entretanto a felicidades também estava expressa em nossas atitudes, era a realização do desafio que foi o GESTAR II para cada um de nós.

HOMENAGEM AOS COLEGAS


content="Word.Document">

Durante o ano letivo, muitas solicitações nos são feitas. A elaboração e execução dos projetos, as organizações das aulas para as diferentes turmas, preparação de avaliações e trabalhos fabulosos, enfim muitas burocracias que devemos dar contar durante este período. Nossa profissão exige muito de nós, chegamos até perder o sono com tanto afazeres. Este ano foi atípico, pois fomos desafiados com o programa GESTAR II. Este então muitas vezes nos perguntamos: “o que estou fazendo aqui?” “Mais coisas! Portfólio, blog, projeto. A Fabi está louca!” Louca sim, pois para aceitar o desafio que é o GESTAR II e a responsabilidade de trabalhar com professor extremamente experiente e exigente, porque não são quaisquer professores, entretanto são professores de Língua Portuguesa. O desafio foi lançado, e aqui estamos para concluir esta etapa de muita socialização de experiência, compartilhando figurinhas, dúvidas, angústias, além de muitos conceitos embasados nos famosos TPs e AAs. Sem esquecer-se das entre linhas com os deliciosos lanches, doces e do chimarrão. Fizemos tudo isso porque acreditamos que é possível trabalhar a Língua Portuguesa de modo mais prazeroso. Enfatizando a leitura, a produção textual,a experiência com os diferentes gêneros, sem deixar de lado alguns conceitos técnicos, além da gramática. Como afirma Augusto Cury em Pais brilhantes e Professores fascinantes “devemos desenvolver as emoções em nossos alunos” e Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia coloca que “ nossa escuta é sensível”. Assim realizamos a nossa proposta de trabalho, sempre partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, observando linguagem adequada e inadequada, coerência e coesão, pois coerência textual se constrói na relação entre o texto e seu contexto. Coesão Textual refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Enfim trabalhamos, refletimos , estudamos, praticamos e algumas lembranças marcaram, como:

Algumas lembranças que marcaram:A lembrança da história da professora Maluquinha da Rosane, além de ser especialista em fazer chimarrão, e socializar a suas famosas “figurinhas” com as coleguinhas.

A Carmen também socializando “figurnhas” com as gurias e o Rafael, mas na dúvida cruel portfólio ou blog?? Portfólio, pois preciso de papéis, afirma. Porém deixou-se levar pela febre do blog e fez um belíssimo diário virtual.

A Lisiane não foi diferente, também teve dúvidas, o que fazer? Blog ou Portfólio? O primeiro de início não saiu como ela queria, então fez um completo portfólio. Entretanto, não resistiu. Fez um criativo blog,relembrando a fábula da “cigarra e a formiga!” Sempre quieta como uma formiga, porém surpreendente.

A gargalhada peculiar e marcante da Lizandra, jamais esqueceremos. Não poupando as palavras ao escrever até propôs aos alunos histórias ao contrário.

A Vera com o seu pensamento filosófico, referente a realidade complexa dos alunos. Afirmando “Eles mudaram, já não são mais os mesmos de antes do GESTAR II!”

A história dramatizada pela Inês, está foi incrível, além de dar uma nova roupagem a história da Chapeuzinho Vermelho, registrada no seu blog.

A Andréa com jeito calmo e preocupada com sua ausência. Também com aquela diretora de Cidreira no seu pé, ninguém merece. Então ficava atualizada com a Inês, assim não perdia nada. Ao intertextualizar Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho Amarelo , deixou sua marca personalizada na personagem Chapeuzinho Vermelho.

O Rafael apaixonado pela linguística, e com algumas ideias extravagantes e monstruosas. Prestativo as coleguinhas, além da contribuição tecnológica. O que seria da Fabi e do not sem o Rafael?

A empolgação da Vivi ao socializar as experiências, dando vida a cada situação, sem deixar de que ela mais que uma colega, ela é uma parceira de tadas as horas.

A Anéti com o olhar pensativo, preocupada com o teatro dos alunos. Portfólio, blog? Que dúvida, então aos 45 do segundo tempo, ela apresenta um seu trabalho. Este com a sua marca de profissional.

Martiele com seu olhar centrado e observador, sempre procurava ficar informada de tudo o que acontecia nos encontros, então não economizava perguntas à Fabi. Assim fazendo o seu papel de coordenadora do GESTAR II, além das muitas funções das SMEC.

A Fabi, está eu deixo para cada um pensar e analisar...

Como afirma Fernando Pessoa, poeta português, “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Momentos como estes que passamos juntos e Pessoas como vocês!

FABIANA ASSUNÇÃO

GESTAR II 2009