quarta-feira, 29 de junho de 2011

DA SALA DE AULA AO CAFÉ LITERÁRIO MUNICIPAL



Depois de ler a obra literária, sintetizar a mesma, construindo assim um novo texto cada aluno pesquisou na internet imagens relacionadas á história. Deste modo foi apresentado a turma em pawer pont o livro estudado. Este que depois foi apresenta pela aluna Leticia Melo, da 7ª série, no Café Literário do Município."Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"(Fernando Pessoa) Assim tivemos muitos devaneios durante esta programação, pois cada escola apresentou os grandes trabalhos realizados, conforme cada realidade

t1;msv d - 7 xo; ht:bold;text-decoration:none;text-underline: none'>de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
(Fernando Pessoa) Assim tivemos muitos devaneios durante esta programação, pois cada escola apresentou os grandes trabalhos realizados, conforme cada realidade.

FRASE,ORAÇÃO E PERÍODO


Com o objetivo de relembrar os conceitos de frase, oração e período, a turma da oitava série da escola OLavo Bilac, confeccionou jogos, sendo memória e bingo.Rubem Alves cita" as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos." Assim o conteúdo tornou-se mais significativo, por deram grandes risadas em cada jogada.

Frase, período e oração:

Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo, indica ação, estado ou fenômeno, transmite um apelo, ordem ou exterioriza emoções.

FRASE: qualquer enunciado com sentido completo.

“Oscar 2004!”: frase nominal.

“Marta leva melhor maquiagem!”: frase verbal.

ORAÇÃO: frase ou parte de uma frase que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Geralmente, é composta de dois elementos básicos: o sujeito e o predicado.

“PT cobra mudanças na economia.” (Folha de São Paulo – 06/03/04)

PERÍODO: é a frase que se estrutura em torno de uma ou mais orações. Pode ser simples ou composto.

· “Cresce a demanda por seguros que cobrem processos contra executivos.” (Exame – 17/03/04)