segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)



Na bela tarde do dia vinte e seis de agosto iniciamos o nosso encontro com a reflexão “EDUCAR” de Rubem Alves, que intensificou o nosso compromisso de ser educador.
Não podemos deixar de comentar o recesso prolongado, devido à pandemia da influenza H1N1, este que influenciou no desenvolvimento dos encontros do GESTAR II.Então combinamos de recuperá-los com estudos a distância.
Com bastante entusiasmo dos cursistas passamos para a socialização das atividades que foram trabalhadas com os alunos. Estas que estão ampliando as habilidades de leitura e escrita em Língua Portuguesa de modo lúdico e significativo, tornando as aulas atraentes e despertando o raciocínio crítico nos alunos.
As cursistas salientaram a importância dos encontros e da riqueza da socialização das atividades, além do compromisso da construção de um texto reflexivo semanalmente, assim enriquecendo o fazer pedagógico. Não sendo somente desenvolver atividades soltas, no entanto as atividades sempre seguem uma sequencia, além de um embasamento teórico, este que vem valorizar e fundamentar a prática.
Nos nossos encontros também socializamos o “famoso cafezinho”, este que é compartilhado com muitas guloseimas.
Ao retornarmos do lanche, prosseguimos com a retomada da definição sobre "Letramento e Alfabetização"; foi feito a leitura dos slides e comentários/debate sobre o assunto tratado, prosseguimos com leitura e reflexão do TP4 e AAA4 unidade 14, concluindo com a oficina 7.Conversamos, compartilhamos conceitos, ideias,posições, enfim,os comentários fortalecem nossas opiniões referente as leituras, teorias e práticas realizadas durante a semana, contribuindo para o desenvolvimento do nosso trabalho mais coeso.
Para instigar o estudo da próxima oficina fizemos a leitura do livro –Zoom- de Istvan Banyai Ceilândia, salientando o conhecimento prévio podemos interagir com a leitura do livro, que a cada página surpreendia às colegas.
Concluímos o encontro com a dinâmica "dorminhoco de palavras": Com o objetivo de perceber importância dos elementos coesivos e tópicos frasais necessários para compor uma oração.
Pedi para que as professoras escrevessem no papel um substantivo; em seguida entreguei outro papel em branco e pedi para que escrevessem um verbo e em seguida um adjetivo. Recolhi as fichas, embaralhei e as distribu. Em círculo, cada um deveria segurar as cartas viradas para si e sobre a mesa. Um dos participantes recebeu quatro cartas, sendo a quarta, um numeral. Esse jogou uma das cartas virada para baixo para o colega da direita que pega, vê se a utiliza e passa uma de suas cartas ao seu colega da direita e assim, sucessivamente. Finalidade: O participante que conseguir fazer trinca, por exemplo, três cartas contendo substantivos, os três contendo adjetivos, ou verbos, deverão abaixar discretamente suas cartas e ficar observando. Aqueles que observarem as cartas baixadas deveriam abaixar as suas também. O último que baixar as cartas será o "dorminhoco das palavras" e terá que produzir uma frase oralmente (escrita no quadro pelo professor) contendo as palavras da trinca.
Variação: Após pedi para que façam a trinca havendo um substantivo, um verbo e um adjetivo. O último a baixar as cartas também deveria formar uma frase contendo as palavras e a mesma sendo anotada no quadro pelo professor.
Atividade esta que gerou muitas gargalhadas. Concluímos o encontro relembrando as palavras de Freinet (1950 p.10) “... a criança constrói seu conhecimento no fazer e refazer de atividades que não devem ser apenas brincadeiras vazias, mas trabalho,...”

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