segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Narradores de Javé


Viajamos na história do filme “OS NARRADORES DE JAVÉ” , esta que ocorre no Vale do Javé, uma comunidade do interior, e que logo desapareceria,ficando inundada,pois ali construiriam uma hidrelétrica.Este povoado não tinha a sua história registrada, então perceberem a necessidade de registrá-las, assim a cidadezinha poderia permanecer.

Todos tinham suas histórias marcadas naquela comunidade, porém só sabiam contá-las oralmente, já que grande parte dos moradores eram analfabetos e não tinham a habilidade de transcrevê-las num livro. Os habitantes lembraram que ali também morava um ex-funcionário do correio, que sabia ler e contava muito bem belas histórias,embora às vezes, exagerasse com sua imaginação, por isso fora expulso pelos moradores. O escriba chamado Antonio Biá poderia retornar, caso concordasse em escrever as histórias do Vale de Javé. Biá passou a se sentir muito valorizado pelos moradores, no entanto, logo passa a se questionar sobre quem poderia se importar com a história de uma gente simples, ignorante, que mal sabe escrever o nome. Também observou que a história da pequena cidade do interior não seria preservada, pois não contava a história de nobres, mas sim de gente do povo que tentava se engrandecer pelos fatos ocorridos, não sendo importantes para impedir o progresso.
Outro aspecto a ser salientado é que cada morador a conta a mesma história seu modo, com um enfoque diferente, conforme o seu ponto de vista.Não há uma ideia coesa sobre os episódios, esse elemento mostra que os habitantes não compreenderam a noção do que é científico, real, que pode ser provado.
Assim um povo sem conhecimento é aniquilado, pois a linguagem representa o poder, quem domina a escrita tem capacidade de mudar os acontecimentos, defender-se, reivindicar por direitos.

A história apresenta a escrita com a sua função social bastante clara, pois se todos os acontecimentos daquela cidadezinha estivessem um registro no "papel", as coisas não teriam sido como foram. Os moradores não precisariam ter tentado mostrar às pressas, que o Vale do Javé era importante.

Podemos compreender que cabe a nós educadores o papel de direcionar o educando a diferentes situações onde ele compreenda as funções e o uso da escrita.

Assim podemos compreender melhor os conceitos de alfabetização e letramento.

Alfabetização é meramente codificar e decodificar as palavras, entretanto sem compreender o uso social da escrita.

Letramento conforma Magda Soares “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenha sentido e faça parte da vida do aluno.” Embora letramento seja uma definição recente no vocabulário na educação, é importante o educador ter claro os conceitos.

A definição de letramento é mais ampla que de alfabetização, pois se refere aos modos com que a escrita se apresenta na sociedade, seus usos e suas funções nas diversas situações comunicativas em que é utilizada conforme o contexto social.Sendo importante ter claro estes conceitos.

Cabe ao educador propiciar situações de leitura e de escrita como atividade de comunicação, enfatizando os usos e funções da escrita e da oralidade, havendo uma reflexão e participação crítica no meio em que o sujeito está inserido.

Foi uma tarde de muitos doces, salgados, reflexões, observações e esclarecimentos. Considerando uma prática muito boa estar estimulando os alunos a relacionarem fator, expor ideias e instigá-los a refletir sobre os assuntos, por isso em quase todas as aulas nos apropriamos destas práticas, pois acreditamos que desta forma se torna mais fácil levar o educando a construir seus saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário