terça-feira, 8 de setembro de 2009

Produzir com emoções




Ao anoitecer do dia dois de setembro depois de um dia de vários acontecimentos dentro e fora da rotina escolar, além de muita chuva. Estávamos animados para mais um encontro do GESTAR II, este que vem direcionando novos caminhos mais significativos para o ensino de Língua Portuguesa em Imbé.
Podemos centrar o nosso pensamento ao relaxar com a mensagem “medidor de stress”,
Retomamos aos assuntos das unidades anteriores, relembrando alguns conceitos como letramento e alfabetização, (vídeo) significado, significante, entre outros que ao serem retomados, logo eram relacionados com as atividades executadas durante a semana, estas compartilhadas ao fazer a socialização das experiências. Podemos perceber que os “frutos” do Gestar estão sendo bem visíveis nas salas de aula. Nossos alunos já não são mais os mesmos, já possuem um novo olhar e outra postura frente às atividades desenvolvidas. O pequeno grupo (10 professores) de grande profissional da educação, com muito comprometimento, flexibilidade, empenho, criatividade, enfim, está fazendo o diferencial nas escolas em que está atuando.
Aquecemos o nosso encontro com um breve cafezinho. Logo retomamos com a atividade sugerida pelo TP 4. As colegas organizadas em duplas puderam escolher e descrever um colega, podendo ser do físico para o psicológico, ou ao contrário. Ao concluírem os textos que geraram muitas gargalhadas durante a elaboração. Durante a leitura dos mesmos, observamos como podemos ser vistos através do olhar do outro, em que este poderá destacar pequenas atitudes que acreditamos que possa passar despercebida, porém isso não acontece.
Exemplo de descrição:
“Dizem que a cor dos seus cabelos é a do caus da escuridão. Mas nestes cabelos também há o brilho e este se mistura com o encontro e a criatividade das suas ideias.
Tudo isso norteado por simplicidade, e também marcado por sua singularidade no grupo (único do sexo másculo).
O importante é o pensar o construir seja aqui ou em Tocantins.
Escrito por: VIVIANE DA RIVA E LISIANE.
Outro exemplo:
Quem é?
Esta pessoa possui estatura média, é ágil, prática, inteligente, transmite segurança através dos questionamentos.
Jovem madura e especial!
Calma, tranquila e possui habilidades que a torna diferente dos outros, muito, mas muito prestativa.
Escrito por: Inês Figueira e Lizandra Costa.
Depois de boas risadas, seguimos com o estudo das unidades 15 ”Mergulho no texto” e 16 “Produção textual – Crenças, teorias e fazeres”. Enfatizamos e discutimos sobre os objetivos da leitura e os conhecimentos prévios como fatores fundamentais para a produção de sentimento na interação e sobre as práticas de leitura e escrita em nosso cotidiano. Para ilustrar estes conceitos trouxe exemplo das atividades que propôs à turma de 7ª série. Com o objetivo de definir a estrutura para construir significados. Ao adaptar o texto conforme o enfoque que eu queria abordar “ Bebida alcoólica e trânsito”, pedi para os alunos ordenarem os parágrafos do texto “MÃE” (texto da zero hora), pois este estava fragmentado em envelopes. Cada grupo deveria organizar o texto com apenas os parágrafos que correspondessem ao texto, para que não houvesse sobra. Com um tempo determinado (10 ou 15 minutos) pedi para lerem. Também assistimos um vídeo JACQUELINE ( you tube) . Depois de discutirmos, analisarmos o texto relacionando ao vídeo sugeri a turma para que elaborassem um vídeo de um minuto abordando o tema estudado.Este com o objetivo de conscientizar aos outros adolescentes que beber e dirigir é sinônimo de acidentes. Tema significativo que envolveu os alunos, emocionando os mesmos.
Encerramos nosso encontro com nossos sentimentos aflorados, isto é o GESTAR II.

“Educar a emoção também é se doar sem esperar retorno, ser fiel à sua consciência,extrair prazer dos pequenos estímulos da experiência, saber perder , correr risco para transformar os sonhos em realidade, ter coragem para andar por lugares desconhecidos.”(CURY, 2003, p.66,67).

Nenhum comentário:

Postar um comentário