quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO










Iniciamos nosso belíssimo encontro com uma mensagem de reflexão “sapateado e liderança”(vídeo) assim podemos relacionar com a educação e com o nosso fazer pedagógico.
Organizamos o cronograma do mês de outubro, pois na próxima semana, terei o 2º encontro em Porto Alegre.
Revendo os encontros cancelados no mês de agosto, devido à pandemia da influenza (H1N1) sugeri ao grupo de cursistas a reflexão e estudos de alguns temas abordados durante os encontros, sendo a data de hoje a socialização dos mesmos.
Sugestão 1:
Escolher um texto TP3 OU TP4 (texto das UNIDADES) fazer uma análise crítica e redigir um artigo relacionando este material, as suas experiências profissionais e a relevância (importância) do curso.
Sugestão 2:
Fazer uma resenha-crítica relacionando os artigos:
Das Unidades 13 e 14 que abordam LETRAMENTO E PROCESSO DE LEITURA ;
→ Sugestão 3:
Criar um plano de estudo para uma das séries finais onde a gramática não seja o foco principal. Onde cada professor possa ter abertura para poder inserir dentro dele as necessidades da turma.
Com muito embasamento, dinamismo, reflexão e análise foram explanadas aos colegas os artigos, resenhas e plano de aula. Segue um dos belíssimos trabalhos que também está no blogger da colega e cursista Lizandra. (este está postado no meu blogger)
Prosseguimos com a socialização das experiências da semana, conforme os estudos da unidade 19, referente à COESÃO TEXTUAL. Sendo um relato mais criativo e envolvente que o outro, assim a cada experiência narrada com uma dinâmica diferente, logo é compartilhada e anotada pelos demais, sempre num clima descontraído e acolhedor.
Na unidade 20 que aborda “As relações lógicas no texto”, podemos ler,rever e compreender alguns conceitos como: temporalidade; negação e significado implícito na produção textual. Em seguida pedi as professoras se organizassem em dois grupos. Ambos deveriam olhar e elaborar um texto publicitário conforme as dicas da décima oficina da página 258 do TP5, o qual trabalha bem a questão da relação lógica de negação. Pedi atenção das colegas para não se esquecerem de observar alguns tópicos em suas análises textuais. Cada grupo procurou em revistas alguma figura de objetos e escolheu um para fazer uma publicidade, provocando a atenção e o interesse dos “compradores” por meio de uma frase negativa aliada a informações sobre o produto. A tarefa assim consistiu. Para seguir um roteiro as professoras puderam observar as questões da p. 259 do TP 5, a fim de contemplar vários aspectos na publicidade.Depois disso, cada grupo apresentou o seu trabalho. As produções foram muito criativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário