sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mergulhando nos textos com emoções






Na tarde chuvosa de nove de setembro, iniciamos o nosso encontro com uma belíssima reflexão referente à motivação (vídeo) organizada pela professora Viviane da Riva. Podemos compreender que precisamos ser motivados constantemente, necessitamos ter coragem para termos o nosso posicionamento, falar e expor o que acreditamos, para que assim ocorram algumas transformações.
Logo prosseguimos com a socialização e relatos das experiências referentes aos TP4, das unidades 15 e 16 (Mergulhando no texto) e (A produção textual- Crenças, teorias e fazeres).
Paulo Freire, 1996, p. 52 coloca que “Saber ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua própria produção e construção.” Durante os relatos dos cursistas é possível observar as infinitas possibilidades para a construção de um sujeito ciente das suas responsabilidades. Isto está claro nos relatos e reflexão critica dos alunos, pois o raciocino dos mesmos apresenta grande criticidade. Não sendo mera transmissão de conhecimento, por parte do professor.
Com base nas Unidades 17 e 18 do TP-5 que trata de Estilística - Estilo e Coerência. Iniciamos com salientando alguns conceitos como: estilo, os recursos ligados ao som e da palavra. A importância da coerência coesão nos textos, entre outros que foram explanados e relacionados ao fazer pedagógico diário. Para que os estudos tornassem mais significativos ao longo das reflexões assistimos e interagimos com os slaid das “Expressões idiomáticas”. Com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, esclarecendo que a coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer uma unidade de sentido para o texto. Sugeri ao grupo a atividade da página 98 e 99 do AA5.
Segue um texto produzido pelos cursistas:
Sentimentos de harmonia e paz...
Romance, sensualidade,.
Tudo isso me parece a sida simplesmente a vida.
A rolar.
A sentir.
A vibrar.
A pintar.
E o azul!
Que azul?
Chega de azul!
Vamos pensar no verde!
Verde floresta... Verde esperança, verde meus olhos, verde é a luz que não consegui enxergar nos pontos rosa.
Amor, paixão.
Céu, mar, luz, vida e sonhos.
Ficando claro para o grupo que a Estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos da língua e os e efeitos produzidos na construção dos textos. Analisamos também a coerência nos textos verbal e não verbal a partir da análise dos textos. Concluindo que a coerência depende de vários elementos, entre eles o conhecimento de mundo e as experiências prévias das pessoas que o interpretam articuladas, além das informações do texto e de outros fatores como contexto situacional, interlocutores, suas crenças, intenções e função comunicativa do texto.
Depois da leitura seguida de muitas gargalhadas seguimos com a proposta de atividade da página 254. Segue as produções referentes ao texto verbal e não verbal “Furnas. Uma empresa cada vez mais verde, amarelo, azul e branco.”
É uma propaganda de empresa Furnas, enfoca sua política ambiental.
Faz uma intertextualidade com as cores da bandeira através de palavras e imagens.
A coerência textual ocorre quando as palavras e imagens se relacionam, fazendo referencia às questões ambientais, as quais são mencionadas no texto verbal.
É um texto misto, ocorrendo linguagem verbal e não verbal. Verbal: onde é escrito sobre a política ambiental, conservação e defesa do patrimônio brasileiro. E não verbal: onde são apresentadas as imagens (natureza – pássaros, alimentos, crianças e a tecnologia).
Uma empresa verdadeiramente brasileira. (Cursistas: Carmem, Lizandra, Rafael e Viviane)
Outra análise:
O texto enfoca o meio ambiente e a sustentabilidade do Brasil em relação à política sócio-econômico.
Fazendo uma intertextualidade ao patrimônio, através das cores da bandeira, relacionando ao meio ambiente, sendo o verde as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul os lagos, céu, água e o branco a paz representando o progresso sem agressão ao meio.
A coerência textual é construída através do texto verbal e não verbal.
Cursistas: Inês Figueiredo, Andréa Corrêa, Vera e Anéti.
Durante os encontros é possível perceber que está sendo muito bom para todos, pois as trocas de experiências renovam a bagagem profissional de cada um de nós, estamos constantemente em busca de novos conhecimentos, com os estudos das teorias e dos TPs e AAs, tudo isso norteado de um clima acolhedor e descontraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário