domingo, 20 de setembro de 2009

COESÃO








Iniciamos o encontro do dia quinze de setembro com mais uma belíssima mensagem organizada pela colega Viviane da Riva. Esta que nos fez refletir sobre as pequenas dificuldades encontras no nosso cotidiano que acreditamos serem obstáculos, porém servem de grandes aprendizados.
Com o maravilhoso grupo de professores de Língua Portuguesa que permanece participativo, assíduo e unido. Que interagi sempre com entusiasmo às atividades e assuntos propostos, fazendo com que os encontros tenham o tempo um pouco hostil, pois ele passa muito rápido.
Começamos socializando as experiências referentes à Coerência textual, da unidade 18. Os relatos das colegas são recheados de emoção e criatividade. Elas estão bem satisfeitas com as sugestões de atividades apresentadas nas unidades. Este é um momento muito gostoso e prazeroso, pois a troca de experiência é bastante produtiva.
Depois de refletirmos sobre as diferentes possibilidades desenvolvidas referente à coerência, prosseguimos com o tema coesão da unidade 19. Para abordar o assunto sugeri às colegas o vídeo “Assalto com cultura”, cedido pela colega Daiana de Humaitá. Neste podemos compreender melhor os conceitos de coerência, coesão e coesão seqüencial, juntamente com as suas devidas funções.
Após o estudo e análise dos conceitos teóricos (coerência, coesão e coesão seqüencial), pudemos utilizá-los na prática. Propus às colegas a construção de duas atividades, sendo, o enlace de ideias, sugestão do AAA5 pg. 95. A outra foi de um texto diferente (embasado também na sugestão da colega Daiana de Humaitá). Este deveria conter as seguintes palavras: garota, grampo de cabelo, clips, porta moeda, lixo, bola, perfume, família, música.
Construindo sonhos
Recebi um e-mail com uma música tocante a respeito de um garoto, que não tinha família e reciclava lixo.
Certo dia encontrou um porta moeda e nele começou a guardar tudo que encontrava como: grampo de cabelo, clips, perfume,... Para realizar seu sonho que era ser jogador de futebol, resolveu vender tudo que guardou para comprar uma bola e treinar frequentemente para que no futuro, seja como seu ídolo, um grande jogador de futebol. (Andréa, Inês, Carmem e Aneti)
Alguém especial
Havia uma família que morava perto de um terreno repleto de lixo.
O menino que pertencia a essa família adorava jogar bola perto do local. Lá ele encontrou muitos objetos: vidros de perfume vazios, porta moedas, grampos de cabelo, clips e muitos outros detritos que causavam mau cheiro e prejudicavam o meio ambiente.
Certo dia, muito chateado com tudo o que via, resolveu não ir jogar, deitou-se no sofá escutando músicas que falavam do respeito pelo meio ambiente e lugar onde se vive.
Com isso, resolveu enviar um e-mail para a Secretaria do Meio Ambiente, relatando a situação e pedindo que tomassem decisões e providencias urgente.
O nome do menino ninguém descobriu, mas todos sabem que alguém especial tomou a iniciativa pelo bem-estar da comunidade e limpeza daquele local.
(Lizandra, Lisiane, Rosane, Vera e Viviane)
Com bastante empolgação, risos, coerência, coesão, leituras dramatizadas pudemos socializar os textos.
As professoras estão gostando muito do Gestar II, porque a socialização, a diversidade de atividades e opiniões é enriquecedora, pois além de valorizar as aulas de Língua Portuguesa, também às motiva a inovarem constantemente, adaptando as sugestões conforme a série e aos objetivos referentes à realidade e interesses dos alunos.
Segue o depoimento de algumas colegas “mais um encontro que trocamos ideias e informações. Gostamos do encontro de hoje, pois vem de encontro com o que trabalhamos em nossa área. (coerência e coesão). O TP5 nos trouxe inúmeras atividades aplicáveis em todas as séries. Adoramos!” Lembrando as palavras do escritor Cury, 2003,p.55 “Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.”
Durante os encontros podemos perceber que está sendo muito bom para todos, pois as trocas de experiências renovam a bagagem profissional de cada um de nós, estamos constantemente em busca de novos conhecimentos, com os estudos das teorias e dos TPs e AAs, tudo isso norteado de um clima acolhedor e descontraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário