quinta-feira, 5 de novembro de 2009








Na tarde de 04 de novembro depois do momento de reflexão com a música “Eu vou seguir”, foi difícil não lembrar que estamos próximos a concluir esta etapa de encontros do GESTAR II, que muito contribui para a nossa formação e prática pedagógica. O espírito de aflição e a saudade estão explícitos nas nossas atitudes. Certos momentos que remos, falar juntas ao mesmo tempo, pelo excesso de informações. E um assunto logo puxa outro.Percebemos que esta parada, semanalmente, para estudar determinados conceitos,depois colocarmos em prática, sempre fazendo os devidos registro e a socialização dos mesmos são riquíssimos. Assim concluímos que é importante que possamos dar sequencia no próximo ano, mas não depende só do nosso desejo.
Prosseguimos com os relatos das experiências
Fizemos a reflexão dos textos do TP2 - Unidades 5 e 6. Assistimos o vídeo "O Assalto" que complementa o tema desta unidade: "A Gramática e Seus Vários Sentidos". Discutimos as questões da gramática normativa, descritiva estudadas no TP2.
Pensando em muitos conceitos estudados,passamos para uma parte mais dinâmica.Com os objetivos de socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência; observar características de personalidade de cada um para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos; estimulando o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta. Além de confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema e produzir textos que sejam significativos. Pedi as colegas para pensarem numa palavra muito importante, uma palavra que gostassem muito, de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida. Depois de eleita a palavra esta deveria ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço, ou no quadro. A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida, deveriam constar. Deixando livres para cada um escolher o gênero a ser produzido como: acróstico, um poema, uma história...
Segue alguns textos das colegas:

alEgria
Deus
cUra
Comportamento
Amor
aÇão
paiÃo
Orgulho (Lisiane e Andréa)

Quem diria o amor...
O amoré um caso sério,de alegria, sentimentos e mistérios.

Ele está em todas,...
Na educação, no casamento.
Amor de pai para filho, filho para mãe, mas com muito comprometimento.

Também conversamos sobre o projeto, trocamos ideias e esclarecemos algumas dúvidas.

Sentimentos o amor de várias formas.
Basta querer e saber compreender.

Assim se faz o amor:
Com alegria ou dor
Cheio de esperanças e muito fervor.
Só Deus explica o amor. (Carmem Schorr)
Depois foi feita a leitura dos belos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário