quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PT1 RELACINADO AO FILME "O LEITOR"






À noite de 27 de outubro nosso encontro não foi muito diferente dos anteriores, pois temos muitos assuntos e pouco tempo, além do dia com tantos afazeres.
O filme “O Leitor” assistido na semana anterior gerou muitos comentários, mas podemos relacioná-lo a nossa pratica pedagógica, simultaneamente aos estudos do TP1. O debate e considerações sobre os tópicos foram bem intensos. Enfatizamos os conceitos de texto verbal, criado com palavras, e o texto não-verbal, criado por outras linguagens que prescindem da palavra, como o desenho, a pintura, a fotografia,a música, a mímica são exemplos de linguagem não-verbal. Além da importância do trabalho com o texto, sendo desenvolvido de modo intertextualizado. Como resumos, adaptações, traduções tendem a ser paráfrases. Esta é o tipo de intertextualidade em que são conservados a idéia e o fio condutor do original.
A originalidade dos processos intertextuais deve-se muito ao ponto de vista , questão das mais importantes em qualquer forma de interação. O ponto de vista é o lugar ou o ângulo de onde cada interlocutor participa do processo de interação. Ele não revela simplesmente as posições do locutor: pode ser usado para criar posições e emoções no interlocutor.
Daí a importância de sua análise, quando estamos interpretando e avaliando as
situações de comunicação. O trabalho com esses dois assuntos é fundamental, no sentido de tornar nossos olhos e ouvidos mais sensíveis e mais críticos com relação à própria vida.
O estudo dos TP, os depoimentos, as contribuições, a socialização das experiências são momentos preciosos e muito valorizados pelo grupo excelente de professores. A cada encontro o brilho nos olhares dos colegas ao relatarem as atividades. É possível perceber que eles saem mais confiantes e convencidos de que o Gestar está contribuindo para o aprimoramento teórico e prático, e consequentemente melhorando rendimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário