quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TP1

























À tarde do dia vinte e um de outubro foi de muitas risadas, emoções envolvidas por muita criatividade. No primeiro momento as gurias fizeram a motivação do encontro apresentando uma obra literária, com o objetivo de incentivar a leitura da mesma. Esta era uma proposta do encontro anterior, do TP 6, oficina 12, porém por falta de tempo, deixamos para concluí-la agora. Foi muito divertido, rimos bastante, pois as colegas não pouparam dinamismo no figurino e na produção.
As cursistas estão empolgadas e satisfeitas com os resultados que vem percebendo com as sugestões apresentadas pelo Gestar e principalmente com as socializações das atividades, assim prosseguimos para os relatos das atividades realizadas durante a semana, esta que vem fortalecendo e enriquecendo o fazer pedagógico.
Como neste dia tínhamos combinado de fazer a leitura do PT1, que aborda “Variantes Linguísticas: dialetos e registros”, podemos compreender alguns conceitos referente à cultura e língua, sendo a primeira entendida como o conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, é uma construção histórica e varia no espaço e no tempo.Já a língua é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação. A língua tem o mesmo caráter dinâmico da cultura. Os dialetos, como as línguas, preenchem as necessidades do grupo social que os usa, não havendo, portanto, um melhor do que outro. Já o registro é a variante escolhida pelo sujeito em cada ato específico de comunicação, segundo o contexto. Depois de muito estudo, discussão, relações com a prática, enfim, fomos assistir o filme, “O Leitor”, sugestão do profº Mauricio. No próximo encontro faremos os comentários sobre o filme com o assunto estudado.
A história de O Leitor conta o relacionamento entre Michael Berg e Hanna, no começo, o jovem Michael, um aborrescente, acaba se apaixonando pela Hanna, mulher mais velha que esconde um segredo (nem tão secreto assim no filme).
Por um verão, eles vivem esse relacionamento, que deixará profundas marcas no jovem Michael. Fora o sexo que rola, uma das coisas que os amantes mais fazem é apreciar livros. Sempre como ouvinte, Hanna apenas escuta seu amante, Michael, lendo várias obras em voz alta, entre clássicos e livros que eu nunca ouvi falar.
O relacionamento dura até que o dia em que Hanna foge, desaparecendo da vida de Michael... Até alguns anos mais tarde, quando ele, já um estudante de direito, a revê, sendo julgada num tribunal por crimes de guerra. Então, ele deve tomar uma decisão, que afetará profundamente não só a vida dela, mas dele mesmo, pelo peso que a decisão traz.
Com este filme podemos destacar o processo de escrita e a função da mesma na vida de Hanna.
Todos os professores estão otimistas com relação aos trabalhos que vem desenvolvendo. Há algumas dificuldades, porém os pontos positivos são mais relevantes. Entretanto já estão sentindo uma certa nostalgia, pois estamos nos encaminhando para os últimos encontros do Gestar neste ano.

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