quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UNIDADE 23 E 24.




O encontro do dia treze de outubro, foi iniciado com a mensagem “VIDA DE INSETO,LIDERANDO E MOTIVANDO EQUIPES”,mais uma vez organizada pela professora Viviane da Riva,esta que trouxe uma bela mensagem para refletir e relacionar com nossa profissão.Ainda aproveitando o momento salientei o papel de ser professor, e da união que precisamos ter constantemente.Para perceber o espírito de coleguismo e união propus às colegas a dinâmica de complemento.


Eu sou uma camisa sem botão.


Eu sou o botão da sua camisa.

Eu sou uma calça sem zíper.


Eu sou o zíper da sua calça.

Eu sou uma cabeça sem pescoço.


Eu sou o pescoço da sua cabeça.

Eu sou um pé sem sapato.


Eu sou o sapato do seu pé.

Eu sou uma mala sem alça.


Eu sou a alça da sua mala
Eu sou uma xícara sem asa.
Eu sou a asa da sua xícara.
Eu sou um carro sem volante.
Eu sou o volante do seu carro.
Eu sou uns óculos sem lentes.
Eu sou as lentes dos seus óculos.
Eu sou um avião sem asas.
Eu sou as asas do seu avião.
Eu sou uma saia sem elástico
Eu sou o elástico da sua saia.
Eu sou uma floresta sem árvores.
Eu sou as árvores da sua floresta.
Eu sou um livro sem páginas.
Eu sou as páginas do seu livro.
Eu sou um céu sem estrelas.
Eu sou as estrelas do seu céu.
Eu sou um rádio sem som.
Eu sou o som do seu rádio.
Eu sou uma rosa sem pétalas.
Eu sou as pétalas da sua rosa.
Eu sou uma árvore sem frutos.
Eu sou o fruto da sua árvore.
Eu sou um jardim sem flores.
Eu sou as flores do seu jardim.
Eu sou um circo sem espetáculo.
Eu sou o espetáculo do seu circo.
Eu sou uma banda sem músico.
Eu sou o músico da sua banda.
Eu sou um mar sem peixe.
Eu sou o peixe do seu mar.
Eu sou um deserto sem oásis
Eu sou o oásis do seu deserto.
Eu sou uma empada sem azeitona.
Eu sou a azeitona da sua empada.
Eu sou um pão sem manteiga.
Eu sou a manteiga do seu pão.
Também fiz à entrega de uma lembrança, lápis, as colegas pelo nosso dia.
Na sequência fizemos os relatos das atividades desenvolvidas com os alunos, referente às Unidades 21 e 22 do TP6. As cursistas estão empolgadas e satisfeitas com os resultados que vem alcançando com o envolvimento dos alunos. O Programa está sendo bem aceito pelo grupo e muito elogiado. Simultaneamente ao delicioso lanche, fizemos a explanação 23 e 24 do TP6, destacando e relacionando a experiência em sala de aula conforme cada realidade.
Depois de muitos comentários podemos colocar em prática a teoria vista. Então fizemos a atividade sugerida no TP.
Marque A nas atividades que você considera A DEQUADAS e I, nas que considera INADEQUADAS.
( ) a) Exigiria que todos lessem o livro, para, algumas semanas depois, avaliar a leitura na prova trimestral.
( ) b) Como elemento surpresa, pediria ao melhor aluno em leitura que lesse em voz alta o texto para os colegas, em primeira mão.
( ) c) Levaria o livro para a turma e exploraria a capa e principalmente o trocadilho do título do livro.
( ) d) Aproveitaria o texto para ajudar o aluno a conjugar adequadamente o imperativo,ou os tempos do pretérito dos verbos que aparecem no trecho.
( ) e) Aproveitaria os títulos indicados para explicar aos alunos por que eles constituiriam a leitura obrigatória, ao longo do ano, por serem muito bons.
( ) f) Aproveitaria os títulos para apresentar a biografia dos autores, enfatizando onde e quando nasceram.
( ) g) Aproveitaria o título das obras para apresentar as personagens principais e o assunto de cada uma, para os alunos escolherem o que ler.
Atividade esta que gerou certa discussão, claro no bom sentido. Pois assim, relacionamos a nossa prática.
Logo passamos para outra atividade, em duplas ou trios de trabalhos. Pedi as gurias para irem até a biblioteca e retirarem uma obra literária, que considerassem adequadas para a série com a qual trabalham.
Algumas sugestões de livros, para apresentarem a seus alunos.
Lembrando de que a variedade deveria ser importante, para que o aluno, naquele momento os colegas, tivessem interesse pelo menos um dos livros. A partir dessa apresentação, poderiam discutir a qualidade da obra e sua adequação para a série, ou para seus alunos, especificamente. Pensando na importância de variar a apresentação, para que fossem bem criativa e atraente para o leitor.
Foi uma atividade interessante, porém o tempo que foi pouco, então combinamos de concluí-la no próximo encontro. AGUARDE E CONFIE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário