segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO

Reforma Ortográfica Estamos no último trimestre do ano letivo e quase não se fala no novo acordo ortográfico.Deixo aqui um registro ele está aí, se continuará é uma outra história.As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonasSome o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):idéia - ideiabóia - boiaasteróide - asteroideCoréia - Coreiaplatéia - plateiaassembléia - assembleiaheróico - heroicoestréia - estreiaparanóia - paranoiaEuropéia - Europeiaapóio - apoiojibóia - jiboiajóia - joiaATENÇÃO! As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.
Acento circunflexo em letras dobradasDesaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):crêem - creemlêem - leemdêem - deemvêem - veemprevêem - preveemenjôo - enjoovôos - voos
Acento agudo de algumas palavras paroxítonasSome o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:
baiúca - baiucabocaiúva - bocaiuvafeiúra - feiura
ATENÇÃO! Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acento diferencialSome o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):
pêlo - pelopára - parapólo - polopêra - peracôa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
Acento diferencialSome o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):
pêlo - pelopára - parapólo - polopêra - peracôa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
Acento agudo no u forteDesaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:
averigúe - averigueapazigúe - apazigueele argúi - ele arguienxagúe você - enxague você
ATENÇÃO! As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.
AlfabetoInclusão de três letrasPassa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.
Grafia de PortugalAlterações limitadas a PortugalDesaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas:
acção - açãoacto - atoadopção - adoçãoóptimo - ótimo
Eliminação do hífen em alguns casosO hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:
extra-escolar - extraescolaraero-espacial - aeroespacialauto-estrada - autoestrada
2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:
anti-religioso - antirreligiosoanti-semita - antissemitacontra-regra - contrarregrainfra-som - infrassom
ATENÇÃO! O hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.
Extinção do trema Desaparece em todas as palavras:
freqüente - frequentelingüiça - linguiçaseqüestro - sequestro
ATENÇÃO! O trema permanece em nomes como Müller ou Citröen.
Fonte: http://www.reformaortografica.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário