sábado, 19 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO REFERENTE AO GESTAR II





Avaliar toda esta etapa não é tarefa difícil. Foi maravilhoso!!!
É no espaço da sala de aula que a diversidade se faz presente, onde o aluno relaciona as experiências de sua cultura com as vivências de seus pares, mediados pela ação educativa do professor.
Essa ação mediadora deve contemplar a experimentação de materiais diversos e o GESTAR II enriqueceu o meu acervo. Proporcionou um ótimo material, me auxiliou na contextualização de vários conteúdos, atividades dinâmicas, interativas.
Paulo Freire nos diz, com propriedade, que “aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada aprender a ler o mundo, a compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação que vincula linguagem e realidade.”
Valorizar as vivências, afinal, vivência é o processo individual construído no cotidiano cultural e social, e não pode ser desprezado.
Ministrar aulas norteadas pelas idéias e propostas do GESTAR envolve alguns compromissos: disponibilidade, dedicação, estudo, valorização de experiências e dos conhecimentos prévios...
Penso que tanto o material fornecido quanto os encontros me ajudaram a reconhecer e aperfeiçoar várias maneiras de propiciar o letramento.
Nos momentos de construção individual e nos de coletiva, as reflexões acerca da minha prática pedagógica ficava mais rica. A cada encontro, eu me fortalecia mais...e mais.
Acredito que o grupo participante e, principalmente, a professora formadora, com dedicação e competência, ministrou toda a teoria dos TPs e atividades significativas, as quais nos deixava com vontade do próximo encontro, contribuíram muito para esse fortalecimento. Vai deixar saudades!
O GESTAR II incentivou o desejo de um GESTAR III. E por que não?
VIVIANE DA RIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário