terça-feira, 15 de dezembro de 2009

HOMENAGEM AOS COLEGAS


content="Word.Document">

Durante o ano letivo, muitas solicitações nos são feitas. A elaboração e execução dos projetos, as organizações das aulas para as diferentes turmas, preparação de avaliações e trabalhos fabulosos, enfim muitas burocracias que devemos dar contar durante este período. Nossa profissão exige muito de nós, chegamos até perder o sono com tanto afazeres. Este ano foi atípico, pois fomos desafiados com o programa GESTAR II. Este então muitas vezes nos perguntamos: “o que estou fazendo aqui?” “Mais coisas! Portfólio, blog, projeto. A Fabi está louca!” Louca sim, pois para aceitar o desafio que é o GESTAR II e a responsabilidade de trabalhar com professor extremamente experiente e exigente, porque não são quaisquer professores, entretanto são professores de Língua Portuguesa. O desafio foi lançado, e aqui estamos para concluir esta etapa de muita socialização de experiência, compartilhando figurinhas, dúvidas, angústias, além de muitos conceitos embasados nos famosos TPs e AAs. Sem esquecer-se das entre linhas com os deliciosos lanches, doces e do chimarrão. Fizemos tudo isso porque acreditamos que é possível trabalhar a Língua Portuguesa de modo mais prazeroso. Enfatizando a leitura, a produção textual,a experiência com os diferentes gêneros, sem deixar de lado alguns conceitos técnicos, além da gramática. Como afirma Augusto Cury em Pais brilhantes e Professores fascinantes “devemos desenvolver as emoções em nossos alunos” e Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia coloca que “ nossa escuta é sensível”. Assim realizamos a nossa proposta de trabalho, sempre partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, observando linguagem adequada e inadequada, coerência e coesão, pois coerência textual se constrói na relação entre o texto e seu contexto. Coesão Textual refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Enfim trabalhamos, refletimos , estudamos, praticamos e algumas lembranças marcaram, como:

Algumas lembranças que marcaram:A lembrança da história da professora Maluquinha da Rosane, além de ser especialista em fazer chimarrão, e socializar a suas famosas “figurinhas” com as coleguinhas.

A Carmen também socializando “figurnhas” com as gurias e o Rafael, mas na dúvida cruel portfólio ou blog?? Portfólio, pois preciso de papéis, afirma. Porém deixou-se levar pela febre do blog e fez um belíssimo diário virtual.

A Lisiane não foi diferente, também teve dúvidas, o que fazer? Blog ou Portfólio? O primeiro de início não saiu como ela queria, então fez um completo portfólio. Entretanto, não resistiu. Fez um criativo blog,relembrando a fábula da “cigarra e a formiga!” Sempre quieta como uma formiga, porém surpreendente.

A gargalhada peculiar e marcante da Lizandra, jamais esqueceremos. Não poupando as palavras ao escrever até propôs aos alunos histórias ao contrário.

A Vera com o seu pensamento filosófico, referente a realidade complexa dos alunos. Afirmando “Eles mudaram, já não são mais os mesmos de antes do GESTAR II!”

A história dramatizada pela Inês, está foi incrível, além de dar uma nova roupagem a história da Chapeuzinho Vermelho, registrada no seu blog.

A Andréa com jeito calmo e preocupada com sua ausência. Também com aquela diretora de Cidreira no seu pé, ninguém merece. Então ficava atualizada com a Inês, assim não perdia nada. Ao intertextualizar Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho Amarelo , deixou sua marca personalizada na personagem Chapeuzinho Vermelho.

O Rafael apaixonado pela linguística, e com algumas ideias extravagantes e monstruosas. Prestativo as coleguinhas, além da contribuição tecnológica. O que seria da Fabi e do not sem o Rafael?

A empolgação da Vivi ao socializar as experiências, dando vida a cada situação, sem deixar de que ela mais que uma colega, ela é uma parceira de tadas as horas.

A Anéti com o olhar pensativo, preocupada com o teatro dos alunos. Portfólio, blog? Que dúvida, então aos 45 do segundo tempo, ela apresenta um seu trabalho. Este com a sua marca de profissional.

Martiele com seu olhar centrado e observador, sempre procurava ficar informada de tudo o que acontecia nos encontros, então não economizava perguntas à Fabi. Assim fazendo o seu papel de coordenadora do GESTAR II, além das muitas funções das SMEC.

A Fabi, está eu deixo para cada um pensar e analisar...

Como afirma Fernando Pessoa, poeta português, “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Momentos como estes que passamos juntos e Pessoas como vocês!

FABIANA ASSUNÇÃO

GESTAR II 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário