quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mimeógrafo

Muitos são os assuntos (meus alunos, teus aluno, o café está forte, ou fraco, e o chá que gosto é este?, além de vários planos , que vai do nascimento do primeiro filho , o cartão que estourou,...) na sala dos professores, em qualquer que seja a escola, seja ela pequena ou muito grande. Hoje na escola trabalho depois que uma colega passava uma atividade no “famoso” mimeógrafo , surgiu a grande questão. Quando surgiu esta máquina? Já que todas fomos unânimes, que ele acompanhou nossa história de vida escolar a muito tempo. Então resolvi pesquisar.
O mimeógrafo teve larga utilização como meio barato de produção de cópias de textos, sobretudo nas escolas. Essa máquina, inventada no início do século XX, continuou praticamente o mesmo até a década de oitenta, quando surgiram máquinas computadorizadas que, utilizando o mesmo princípio básico, mas com grande melhora na qualidade da impressão, fizeram os mimeógrafos virarem peças de museu.
Mimeógrafo é um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil e álcool.
Um protótipo da máquina de impressão simples foi patenteada, em 8 de agosto de 1887, por Thomas Alva Edison, nos Estados Unidos (imagem).
A patente foi deferida em 1880 e o nome Mimeógrafo foi utilizado pela primeira vez em 1887, por Albert Blake Dick, que foi licenciado por Edison para a produção da nova invenção.
A máquina foi sendo aperfeiçoada, mantendo entretanto sua simplicidade de manuseio, incorporando-se uma pequena rotativa manual - o que permitia uma rápida reprografia de diversas cópias, nas pequenas tiragens.
Particularmente eu acreditava que ele era um pouco antigo,coisa que a maioria das colegas discordavam. A certeza que temos é que ele continua fazendo parte da nossa realidade cotidiana. Embora estejamos vivendo com muita tecnologia, que é maravilhosa, mas às vezes dá pane, então voltamos ao mimeógrafo. E o alunos dizem que cheiro bom de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário