domingo, 7 de junho de 2009

Convie para o GESTAR II

Tudo começou numa tarde muito quente,com uma ligação da secretaria de Educação de Imbé.Era a secretária na linha, me fazendo um "convite" para um curso de formação em Porto Alegre. Eu como sou um pouco metida aceitei, mesmo sabendo que deveria me afastar dos meus alunos por uma semana.Isto era tudo que eu sabia sobre o Gestar.
Chegando o dia, depois de uma viagem de duas horas. Onde tudo era novidade, o espaço, as pessoas ,estas de diversos município do Rio Grande do Sul. Bá, a novidade cedeu espaço à angústia,à inquetação, à responsabilidade,... Mas era só o começo de tudo. Depois de ser explanado resumidamente o programa Gestar II a todos os representantes dos municípios, chegou a hora de construirmos uma Família "A turma do professor Mau".
Sua chegada meio atrasada, cheia de explicações,só aumentou a nossa aflição, pois não conheciamos nada e ninguém, ele, o professor MAU, começou a apresentar o programa, logo fez a entrega do material, muitos livros. Tudo isso, fez eu lembra uma colocação de Mário Quintana : "O livro traz a vantagem de a gente estar só e ao mesmo tempo acompanhado." Pois estaríamos muito bem acompanhados a partir daquele momento, assim o peso da responsabilidade foi aumentando, juntamente com muitas dúvidas, inseguranças, enfim, difícil de descrever as diverentes emoções. Ele com grande sabedoria e paciência foi nos acalmando. Sua grande preocupação era que soubéssemos um pouco de cada TP,AAA, o Guia Geral,... quando percebia o nosso cansaço,ele mostrava um video, uma dinâmica, sempre fazendo um link com o conteúdo estudado e com a nossa realidade. Assim, constantemente dinamizando as aulas e incentivando a turma a ter coragem de mudar.
A semana passou,o nosso aprendizado foi imenso. Agora dependeria de cada realidade, de cada Município, o desafio de mudar. A esperança traziamos no peito, ainda lembrando Rubem Alves " Um professor deve ser um mestre de voo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário