quarta-feira, 8 de julho de 2009

08/07/09 MUITAS EMOÇÕES



O quarto encontro foi marcado por grandes emoções.
No primeiro momento nos voltamos aos nossos amigos, como e onde estão?
Esta reflexão foi embalada pela canção "LISTA" de Oswaldo Montenegro. Este momento foi sugerido e organizado pela cursista ROSANE NAZÁRIO.
Prosseguimos o encontro com os relatos das experiências da unidade dez do TP3 e AAA3. As situações relatadas sobre as atividades dinâmicas,motivavam a todos os presentes. O grupo mostrou-se realmente dedicado, fazendo a diferença com seu alunos ao trabalhar com Língua Portuguesa. Muitas foram as trocas de atividades(figurinhas)."O jogo é um fator didático altamente importante; mais do que um passatempo, ele é elemento indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Educação pelo jogo deve, portanto, ser a preocupação básica de todos os professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado.”, (TEIXEIRA, 1995, p. 49)
O blogger ainda parecia meio abstrato para os colegas, então aproveitamos o encontro para construi-lo. O cursista Rafael com muita decicação e paciência orientou cada colega a seguir todos os passos para o blogger.Algumas aproveitaram a ocasião para publicaram os seus textos,momento este de grande emoção.
Depois do estudo teórico referente a unidade onze, seguido de comentários e esclarecimentos, prosseguimos com a avaliação do encontro.
Podemos observar que os professores estão motivados,contagiando os seus alunos com aulas mais criativas e dinâmicas, assim os alunos têm mais prazer em interpretar e produzir diferentes gêneros textuais, compreendendo as funções dos mesmos.“Cada leitura é nova escrita de um texto. O ato da criação não estaria, assim, na escrita, mas na leitura, o verdadeiro produto não seria o autor, mas o leitor” Bella Jozef,1986

2 comentários:

  1. Fabiana, trabalho e pesquiso com jogos e educação.
    Tu me manda a referência completa de Teixeira (1995) por e-mail. Valeu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, teu trabalho está maravilhoso, parabéns.

    ResponderExcluir