domingo, 19 de julho de 2009

14.07 TROCA DE TEORIA, EXPERIÊNCIAS, CONHECIMENTOS,..




O encontro da tarde do dia 14 de julho foi marcado no primeiro momento, pela motivação ao assistirmos o vídeo comentado (O GLADIADOR) com uma mensagem de reflexão referente ao cotidiano, este sugerido e proposto pela cursista Viviane da Riva.
Prosseguimos organizando o horário do mês de agosto, juntamente com recados e avisos importantes.
As trocas de experiências (figurinhas), as reflexões, as análises críticas das práticas tornam o GESTAR II muito enriquecedor. Esclarecendo dúvidas e nos renovando, assim saímos dos encontros com nossa bagagem mais completa, repleta de novas atividades. Sempre relacionando as atividades e dinâmicas com o contexto estudado.
Este é um dos exemplos de atividades:
Pense e responda:
1) Com três letras é pessoa. Uma sai, quatro a ficar. Tire duas – essa é boa – ainda cinco vai restar.
R: IVO / IV/ V.
2) Um criminoso foi condenado à prisão perpétua. Porém, sua pena foi reduzida à metade. Como pode ser cumprida a sentença?
R:Um dia preso e outro solto.
3) Qual a palavra de seis letras e trinta e sete assentos?
R: ônibus.
4) Pela estrada caminhavam cinqüenta burros. O da frente olhou para trás. Quantos burros contou ele?
R:Nenhum, burro não sabe contar.
5) São quinze alunos, dez corintianos e oito japoneses. Como pode ser?
R:Há três alunos que são japoneses e corintianos.
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e interpretação, além do raciocínio lógico ser ampliado. Assim proporcionando momento de reflexão ao estudante, onde ele deve pensar para responder as situações.
Atividades como estas, entre outra que desenvolvemos em sala de aula, podemos perceber o quanto é importante o trabalho com a linguagem atingindo o objetivo sociocomunicativo conforme cada contexto, sendo relacionado aos gêneros textuais.
Pensando em organizar tudo o conhecimento e seguir a exigência do programa da formação continuada “GESTAR II” sistematizamos a estrutura do projeto para a finalização do mesmo. Este que no primeiro momento causou inquietação nos cursistas, porém ao esclarecer os interesse e sanar as angustia, os professores perceberam que é uma forma de organizar o processo de aprendizagem. Sendo um projeto fundamental para a realização de todas as atividades que realizamos no cotidiano.
Destacando e pensando sobre signo lingüístico como palavras, passamos para o estudo da unidade doze, salientando “A inter- relação entre gêneros e tipos textuais.”
Após sanarmos algumas dúvidas, enfatizando alguns conceitos. Concluímos este encontro com bastante satisfação entre o grupo de professores.Pois a teoria proporciona o suporte do nosso fazer pedagógico.

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