quarta-feira, 22 de julho de 2009

21/07/09 A riqueza das experiências


O dia vinte e um de julho estava frio, com muito vento, os comentários no município se dividiam entre o ciclone extratropical e a gripe A. Mas por algumas horas nós professores de Língua Portuguesa podemos ficar desligados desses fatos, entre outros que marcavam aquela tarde.
Mais uma vez foi a cursista professora Viviane que levou a todos a uma reflexão sobre a valorização de todos os momentos do nosso cotidiano, mesmos os mais simples, porém não menos importante, em que algumas vezes deixamos passá-los despercebidos. Como coloca Fernando Pessoa (1888-1935) “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Prosseguimos expondo os relatos referentes às práticas da unidade doze, “A inter-relação entre gêneros e tipos textuais”.
Conforme as experiências, salientamos que os alunos estão compreendo melhor os assuntos abordados, soltando a imaginação expressando as emoções ao produzirem os textos. Marques e Miranda Santos (200 p.8) reforçam que “A produção de um texto é muito importante, pois permite que a criança construa sua própria história desenvolvendo seu cognitivo fazendo novas descobertas.”
A construção do texto permite o aluno ir e vir, viajar por lugares fantásticos, confrontar saberes, sabores e se posicionar frente às diferentes situações.
Também lemos e compreendemos melhor os conceitos de alfabetização e letramentos.
Concluimos o nosso encontro retomando as definições de letramento e alfabetização e reforçando a importância de valorizar todos os nossos momentos, principalmente aqueles com nossa família, amigos e no nosso trabalho com nossos alunos, para que eles também possam reconhecer o valor de viver bem cada momento. Assistimos a mensagem "Cores da amizade" (slaid)

Um comentário:

  1. Oi, amiga.
    Realmente o valor das coisas está na intensidade que elas acontecem...E o Gestar está sendo intenso e inesquecível...Uma experiência maravilhosa (apesar do tempo limitado).
    Saudades...

    ResponderExcluir