sábado, 19 de dezembro de 2009

Momento como estes merecem registros,...



"Ao ser convidada para participar do Gestar II,fiquei contente e ao mesmo tempo apreensiva. Sempre gostei de participar de encontros, fóruns e seminários,
mas esse curso foi bem diferente de todos os que participei
Nosso grupo era pequeno mas totalmente entrosado.Um apoiando o outro,
trocando experiências, propondo mudanças profundas em todos nós. Mudanças essas que refletirão no trabalho com nossos alunos.
A princípio assustei-me com a quantidade de livros para ler, as tarefas a cumprir e as atividades a serem aplicadas com os alunos; O curso seria longo e os encontros semanais.Fiquei temerosa de não dar conta do recado. Mesmo assim,escolhi
uma das três sétimas que trabalho, tomei coragem e aceitei o desafio
À medida que o curso foi se desenvolvendo, fui ficando cada vez mais envolvida e entusiasmada; O material é de ótima qualidade e é “meu”. Posso usa-lo
nos próximos anos com minhas outras turmas.
Em nossos encontros lemos,discutimos,refletimos, escolhemos atividades pa-
ra aplicar com as turmas,o que era bem difícil, pois todas as atividades eram ótimas.
Nossa formadora,professora Fabiana, fez um trabalho excelente! Sempre dis-
posta, simpática, querida, esclarecia nossas dúvidas e conseguia transformar nossos encontros em horas prazerosas de conhecimento e amizade.
Muitos conteúdos do Gestar, já tínhamos tido na Faculdade de Letras,mas não com essa visão e esclarecimento, Por isso, nos propomos a realizar encontros no próxi-
mo ano letivo, para que possamos aprofundar nossos estudos nos livros do curso.
Sabemos que a produção de textos e a leitura são dois processos que caminham paralelamente. Portanto essa renovação deve ser conjunta.
A mudança deve ocorrer dentro de nós mesmos, e aí sim o professor vai poder mediar o conhecimento e fazer o aluno participante do processo de construção do conhecimento."ROSANE

AVALIAÇÃO REFERENTE AO GESTAR II





Avaliar toda esta etapa não é tarefa difícil. Foi maravilhoso!!!
É no espaço da sala de aula que a diversidade se faz presente, onde o aluno relaciona as experiências de sua cultura com as vivências de seus pares, mediados pela ação educativa do professor.
Essa ação mediadora deve contemplar a experimentação de materiais diversos e o GESTAR II enriqueceu o meu acervo. Proporcionou um ótimo material, me auxiliou na contextualização de vários conteúdos, atividades dinâmicas, interativas.
Paulo Freire nos diz, com propriedade, que “aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada aprender a ler o mundo, a compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação que vincula linguagem e realidade.”
Valorizar as vivências, afinal, vivência é o processo individual construído no cotidiano cultural e social, e não pode ser desprezado.
Ministrar aulas norteadas pelas idéias e propostas do GESTAR envolve alguns compromissos: disponibilidade, dedicação, estudo, valorização de experiências e dos conhecimentos prévios...
Penso que tanto o material fornecido quanto os encontros me ajudaram a reconhecer e aperfeiçoar várias maneiras de propiciar o letramento.
Nos momentos de construção individual e nos de coletiva, as reflexões acerca da minha prática pedagógica ficava mais rica. A cada encontro, eu me fortalecia mais...e mais.
Acredito que o grupo participante e, principalmente, a professora formadora, com dedicação e competência, ministrou toda a teoria dos TPs e atividades significativas, as quais nos deixava com vontade do próximo encontro, contribuíram muito para esse fortalecimento. Vai deixar saudades!
O GESTAR II incentivou o desejo de um GESTAR III. E por que não?
VIVIANE DA RIVA

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ULTIMO ENCONTRO DE 2009







Na bela tarde, nove de dezembro do corrente ano, no reunimos para concluir esta etapa do GESTAR II de 2009. Não foi diferente dos outros encontros, com muitas surpresas, animação e muito assunto. Eram muitas as novidades, pois não fazíamos reuniões desde meados do mês de novembro. Este encontro tinha um sentimento diferente, a nostalgia tomava conta dos nossos corações, entretanto a felicidades também estava expressa em nossas atitudes, era a realização do desafio que foi o GESTAR II para cada um de nós.

HOMENAGEM AOS COLEGAS


content="Word.Document">

Durante o ano letivo, muitas solicitações nos são feitas. A elaboração e execução dos projetos, as organizações das aulas para as diferentes turmas, preparação de avaliações e trabalhos fabulosos, enfim muitas burocracias que devemos dar contar durante este período. Nossa profissão exige muito de nós, chegamos até perder o sono com tanto afazeres. Este ano foi atípico, pois fomos desafiados com o programa GESTAR II. Este então muitas vezes nos perguntamos: “o que estou fazendo aqui?” “Mais coisas! Portfólio, blog, projeto. A Fabi está louca!” Louca sim, pois para aceitar o desafio que é o GESTAR II e a responsabilidade de trabalhar com professor extremamente experiente e exigente, porque não são quaisquer professores, entretanto são professores de Língua Portuguesa. O desafio foi lançado, e aqui estamos para concluir esta etapa de muita socialização de experiência, compartilhando figurinhas, dúvidas, angústias, além de muitos conceitos embasados nos famosos TPs e AAs. Sem esquecer-se das entre linhas com os deliciosos lanches, doces e do chimarrão. Fizemos tudo isso porque acreditamos que é possível trabalhar a Língua Portuguesa de modo mais prazeroso. Enfatizando a leitura, a produção textual,a experiência com os diferentes gêneros, sem deixar de lado alguns conceitos técnicos, além da gramática. Como afirma Augusto Cury em Pais brilhantes e Professores fascinantes “devemos desenvolver as emoções em nossos alunos” e Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia coloca que “ nossa escuta é sensível”. Assim realizamos a nossa proposta de trabalho, sempre partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, observando linguagem adequada e inadequada, coerência e coesão, pois coerência textual se constrói na relação entre o texto e seu contexto. Coesão Textual refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Enfim trabalhamos, refletimos , estudamos, praticamos e algumas lembranças marcaram, como:

Algumas lembranças que marcaram:A lembrança da história da professora Maluquinha da Rosane, além de ser especialista em fazer chimarrão, e socializar a suas famosas “figurinhas” com as coleguinhas.

A Carmen também socializando “figurnhas” com as gurias e o Rafael, mas na dúvida cruel portfólio ou blog?? Portfólio, pois preciso de papéis, afirma. Porém deixou-se levar pela febre do blog e fez um belíssimo diário virtual.

A Lisiane não foi diferente, também teve dúvidas, o que fazer? Blog ou Portfólio? O primeiro de início não saiu como ela queria, então fez um completo portfólio. Entretanto, não resistiu. Fez um criativo blog,relembrando a fábula da “cigarra e a formiga!” Sempre quieta como uma formiga, porém surpreendente.

A gargalhada peculiar e marcante da Lizandra, jamais esqueceremos. Não poupando as palavras ao escrever até propôs aos alunos histórias ao contrário.

A Vera com o seu pensamento filosófico, referente a realidade complexa dos alunos. Afirmando “Eles mudaram, já não são mais os mesmos de antes do GESTAR II!”

A história dramatizada pela Inês, está foi incrível, além de dar uma nova roupagem a história da Chapeuzinho Vermelho, registrada no seu blog.

A Andréa com jeito calmo e preocupada com sua ausência. Também com aquela diretora de Cidreira no seu pé, ninguém merece. Então ficava atualizada com a Inês, assim não perdia nada. Ao intertextualizar Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho Amarelo , deixou sua marca personalizada na personagem Chapeuzinho Vermelho.

O Rafael apaixonado pela linguística, e com algumas ideias extravagantes e monstruosas. Prestativo as coleguinhas, além da contribuição tecnológica. O que seria da Fabi e do not sem o Rafael?

A empolgação da Vivi ao socializar as experiências, dando vida a cada situação, sem deixar de que ela mais que uma colega, ela é uma parceira de tadas as horas.

A Anéti com o olhar pensativo, preocupada com o teatro dos alunos. Portfólio, blog? Que dúvida, então aos 45 do segundo tempo, ela apresenta um seu trabalho. Este com a sua marca de profissional.

Martiele com seu olhar centrado e observador, sempre procurava ficar informada de tudo o que acontecia nos encontros, então não economizava perguntas à Fabi. Assim fazendo o seu papel de coordenadora do GESTAR II, além das muitas funções das SMEC.

A Fabi, está eu deixo para cada um pensar e analisar...

Como afirma Fernando Pessoa, poeta português, “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Momentos como estes que passamos juntos e Pessoas como vocês!

FABIANA ASSUNÇÃO

GESTAR II 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


COLEGAS A DATA DO ENCERRAMENTO DO GESTAR II, FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 09.12.09, NO MESMO LOCAL E HORÁRIO. CONTO COM CADA UM DE VOCÊS!!!
ESTOU COM SAUDADES DA TURMA E DAS SOCIALIZAÇÕES DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O GESTAR TAMBÉM É INOVAÇÃO





Nosso encontro de dez de novembro foi o mais diferente, pois fomos a Porto Alegre assistir um filme. Não contávamos com alguns imprevistos, como o atraso do motorista para nos levar, além da super lotação no teatro. Entretanto do “limão fizemos uma limonada”, ou seja, já que não assistimos à peça teatral, então prestigiamos um show em homenagem a Capital. Este foi muito divertido. Depois fomos socializar as atividades da semana, informalmente, ao jantarmos juntos. Foi uma experiência muito rica, pois rimos,discutimos, e ampliamos nossos conhecimentos, esta que queremos repetir numa próxima oportunidade. Como afirma Jairo de Paula “A comunicação deve ser entendida como princípio básico para o entendimento humano, em que cada um tem abertura para expor suas ideias, posicionando-se claramente e podendo mudar de opinião quando for necessário, criar situações possíveis para desenvolver a segurança, investigar as diferentes realidades e descobrir o prazer de aprender com o outro.” (2002,p.95)Esta foi mais uma oportunidade para que pudéssemos nos entender a partir da comunicação, onde crescemos juntos, com as nossas socializações, conforme cada realidade.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009








Na tarde de 04 de novembro depois do momento de reflexão com a música “Eu vou seguir”, foi difícil não lembrar que estamos próximos a concluir esta etapa de encontros do GESTAR II, que muito contribui para a nossa formação e prática pedagógica. O espírito de aflição e a saudade estão explícitos nas nossas atitudes. Certos momentos que remos, falar juntas ao mesmo tempo, pelo excesso de informações. E um assunto logo puxa outro.Percebemos que esta parada, semanalmente, para estudar determinados conceitos,depois colocarmos em prática, sempre fazendo os devidos registro e a socialização dos mesmos são riquíssimos. Assim concluímos que é importante que possamos dar sequencia no próximo ano, mas não depende só do nosso desejo.
Prosseguimos com os relatos das experiências
Fizemos a reflexão dos textos do TP2 - Unidades 5 e 6. Assistimos o vídeo "O Assalto" que complementa o tema desta unidade: "A Gramática e Seus Vários Sentidos". Discutimos as questões da gramática normativa, descritiva estudadas no TP2.
Pensando em muitos conceitos estudados,passamos para uma parte mais dinâmica.Com os objetivos de socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência; observar características de personalidade de cada um para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos; estimulando o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta. Além de confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema e produzir textos que sejam significativos. Pedi as colegas para pensarem numa palavra muito importante, uma palavra que gostassem muito, de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida. Depois de eleita a palavra esta deveria ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço, ou no quadro. A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida, deveriam constar. Deixando livres para cada um escolher o gênero a ser produzido como: acróstico, um poema, uma história...
Segue alguns textos das colegas:

alEgria
Deus
cUra
Comportamento
Amor
aÇão
paiÃo
Orgulho (Lisiane e Andréa)

Quem diria o amor...
O amoré um caso sério,de alegria, sentimentos e mistérios.

Ele está em todas,...
Na educação, no casamento.
Amor de pai para filho, filho para mãe, mas com muito comprometimento.

Também conversamos sobre o projeto, trocamos ideias e esclarecemos algumas dúvidas.

Sentimentos o amor de várias formas.
Basta querer e saber compreender.

Assim se faz o amor:
Com alegria ou dor
Cheio de esperanças e muito fervor.
Só Deus explica o amor. (Carmem Schorr)
Depois foi feita a leitura dos belos textos.