quinta-feira, 26 de novembro de 2009


COLEGAS A DATA DO ENCERRAMENTO DO GESTAR II, FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 09.12.09, NO MESMO LOCAL E HORÁRIO. CONTO COM CADA UM DE VOCÊS!!!
ESTOU COM SAUDADES DA TURMA E DAS SOCIALIZAÇÕES DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O GESTAR TAMBÉM É INOVAÇÃO





Nosso encontro de dez de novembro foi o mais diferente, pois fomos a Porto Alegre assistir um filme. Não contávamos com alguns imprevistos, como o atraso do motorista para nos levar, além da super lotação no teatro. Entretanto do “limão fizemos uma limonada”, ou seja, já que não assistimos à peça teatral, então prestigiamos um show em homenagem a Capital. Este foi muito divertido. Depois fomos socializar as atividades da semana, informalmente, ao jantarmos juntos. Foi uma experiência muito rica, pois rimos,discutimos, e ampliamos nossos conhecimentos, esta que queremos repetir numa próxima oportunidade. Como afirma Jairo de Paula “A comunicação deve ser entendida como princípio básico para o entendimento humano, em que cada um tem abertura para expor suas ideias, posicionando-se claramente e podendo mudar de opinião quando for necessário, criar situações possíveis para desenvolver a segurança, investigar as diferentes realidades e descobrir o prazer de aprender com o outro.” (2002,p.95)Esta foi mais uma oportunidade para que pudéssemos nos entender a partir da comunicação, onde crescemos juntos, com as nossas socializações, conforme cada realidade.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009








Na tarde de 04 de novembro depois do momento de reflexão com a música “Eu vou seguir”, foi difícil não lembrar que estamos próximos a concluir esta etapa de encontros do GESTAR II, que muito contribui para a nossa formação e prática pedagógica. O espírito de aflição e a saudade estão explícitos nas nossas atitudes. Certos momentos que remos, falar juntas ao mesmo tempo, pelo excesso de informações. E um assunto logo puxa outro.Percebemos que esta parada, semanalmente, para estudar determinados conceitos,depois colocarmos em prática, sempre fazendo os devidos registro e a socialização dos mesmos são riquíssimos. Assim concluímos que é importante que possamos dar sequencia no próximo ano, mas não depende só do nosso desejo.
Prosseguimos com os relatos das experiências
Fizemos a reflexão dos textos do TP2 - Unidades 5 e 6. Assistimos o vídeo "O Assalto" que complementa o tema desta unidade: "A Gramática e Seus Vários Sentidos". Discutimos as questões da gramática normativa, descritiva estudadas no TP2.
Pensando em muitos conceitos estudados,passamos para uma parte mais dinâmica.Com os objetivos de socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência; observar características de personalidade de cada um para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos; estimulando o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta. Além de confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema e produzir textos que sejam significativos. Pedi as colegas para pensarem numa palavra muito importante, uma palavra que gostassem muito, de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida. Depois de eleita a palavra esta deveria ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço, ou no quadro. A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida, deveriam constar. Deixando livres para cada um escolher o gênero a ser produzido como: acróstico, um poema, uma história...
Segue alguns textos das colegas:

alEgria
Deus
cUra
Comportamento
Amor
aÇão
paiÃo
Orgulho (Lisiane e Andréa)

Quem diria o amor...
O amoré um caso sério,de alegria, sentimentos e mistérios.

Ele está em todas,...
Na educação, no casamento.
Amor de pai para filho, filho para mãe, mas com muito comprometimento.

Também conversamos sobre o projeto, trocamos ideias e esclarecemos algumas dúvidas.

Sentimentos o amor de várias formas.
Basta querer e saber compreender.

Assim se faz o amor:
Com alegria ou dor
Cheio de esperanças e muito fervor.
Só Deus explica o amor. (Carmem Schorr)
Depois foi feita a leitura dos belos textos.

PT1 RELACINADO AO FILME "O LEITOR"






À noite de 27 de outubro nosso encontro não foi muito diferente dos anteriores, pois temos muitos assuntos e pouco tempo, além do dia com tantos afazeres.
O filme “O Leitor” assistido na semana anterior gerou muitos comentários, mas podemos relacioná-lo a nossa pratica pedagógica, simultaneamente aos estudos do TP1. O debate e considerações sobre os tópicos foram bem intensos. Enfatizamos os conceitos de texto verbal, criado com palavras, e o texto não-verbal, criado por outras linguagens que prescindem da palavra, como o desenho, a pintura, a fotografia,a música, a mímica são exemplos de linguagem não-verbal. Além da importância do trabalho com o texto, sendo desenvolvido de modo intertextualizado. Como resumos, adaptações, traduções tendem a ser paráfrases. Esta é o tipo de intertextualidade em que são conservados a idéia e o fio condutor do original.
A originalidade dos processos intertextuais deve-se muito ao ponto de vista , questão das mais importantes em qualquer forma de interação. O ponto de vista é o lugar ou o ângulo de onde cada interlocutor participa do processo de interação. Ele não revela simplesmente as posições do locutor: pode ser usado para criar posições e emoções no interlocutor.
Daí a importância de sua análise, quando estamos interpretando e avaliando as
situações de comunicação. O trabalho com esses dois assuntos é fundamental, no sentido de tornar nossos olhos e ouvidos mais sensíveis e mais críticos com relação à própria vida.
O estudo dos TP, os depoimentos, as contribuições, a socialização das experiências são momentos preciosos e muito valorizados pelo grupo excelente de professores. A cada encontro o brilho nos olhares dos colegas ao relatarem as atividades. É possível perceber que eles saem mais confiantes e convencidos de que o Gestar está contribuindo para o aprimoramento teórico e prático, e consequentemente melhorando rendimento dos alunos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA TP1

























À tarde do dia vinte e um de outubro foi de muitas risadas, emoções envolvidas por muita criatividade. No primeiro momento as gurias fizeram a motivação do encontro apresentando uma obra literária, com o objetivo de incentivar a leitura da mesma. Esta era uma proposta do encontro anterior, do TP 6, oficina 12, porém por falta de tempo, deixamos para concluí-la agora. Foi muito divertido, rimos bastante, pois as colegas não pouparam dinamismo no figurino e na produção.
As cursistas estão empolgadas e satisfeitas com os resultados que vem percebendo com as sugestões apresentadas pelo Gestar e principalmente com as socializações das atividades, assim prosseguimos para os relatos das atividades realizadas durante a semana, esta que vem fortalecendo e enriquecendo o fazer pedagógico.
Como neste dia tínhamos combinado de fazer a leitura do PT1, que aborda “Variantes Linguísticas: dialetos e registros”, podemos compreender alguns conceitos referente à cultura e língua, sendo a primeira entendida como o conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, é uma construção histórica e varia no espaço e no tempo.Já a língua é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação. A língua tem o mesmo caráter dinâmico da cultura. Os dialetos, como as línguas, preenchem as necessidades do grupo social que os usa, não havendo, portanto, um melhor do que outro. Já o registro é a variante escolhida pelo sujeito em cada ato específico de comunicação, segundo o contexto. Depois de muito estudo, discussão, relações com a prática, enfim, fomos assistir o filme, “O Leitor”, sugestão do profº Mauricio. No próximo encontro faremos os comentários sobre o filme com o assunto estudado.
A história de O Leitor conta o relacionamento entre Michael Berg e Hanna, no começo, o jovem Michael, um aborrescente, acaba se apaixonando pela Hanna, mulher mais velha que esconde um segredo (nem tão secreto assim no filme).
Por um verão, eles vivem esse relacionamento, que deixará profundas marcas no jovem Michael. Fora o sexo que rola, uma das coisas que os amantes mais fazem é apreciar livros. Sempre como ouvinte, Hanna apenas escuta seu amante, Michael, lendo várias obras em voz alta, entre clássicos e livros que eu nunca ouvi falar.
O relacionamento dura até que o dia em que Hanna foge, desaparecendo da vida de Michael... Até alguns anos mais tarde, quando ele, já um estudante de direito, a revê, sendo julgada num tribunal por crimes de guerra. Então, ele deve tomar uma decisão, que afetará profundamente não só a vida dela, mas dele mesmo, pelo peso que a decisão traz.
Com este filme podemos destacar o processo de escrita e a função da mesma na vida de Hanna.
Todos os professores estão otimistas com relação aos trabalhos que vem desenvolvendo. Há algumas dificuldades, porém os pontos positivos são mais relevantes. Entretanto já estão sentindo uma certa nostalgia, pois estamos nos encaminhando para os últimos encontros do Gestar neste ano.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UNIDADE 23 E 24.




O encontro do dia treze de outubro, foi iniciado com a mensagem “VIDA DE INSETO,LIDERANDO E MOTIVANDO EQUIPES”,mais uma vez organizada pela professora Viviane da Riva,esta que trouxe uma bela mensagem para refletir e relacionar com nossa profissão.Ainda aproveitando o momento salientei o papel de ser professor, e da união que precisamos ter constantemente.Para perceber o espírito de coleguismo e união propus às colegas a dinâmica de complemento.


Eu sou uma camisa sem botão.


Eu sou o botão da sua camisa.

Eu sou uma calça sem zíper.


Eu sou o zíper da sua calça.

Eu sou uma cabeça sem pescoço.


Eu sou o pescoço da sua cabeça.

Eu sou um pé sem sapato.


Eu sou o sapato do seu pé.

Eu sou uma mala sem alça.


Eu sou a alça da sua mala
Eu sou uma xícara sem asa.
Eu sou a asa da sua xícara.
Eu sou um carro sem volante.
Eu sou o volante do seu carro.
Eu sou uns óculos sem lentes.
Eu sou as lentes dos seus óculos.
Eu sou um avião sem asas.
Eu sou as asas do seu avião.
Eu sou uma saia sem elástico
Eu sou o elástico da sua saia.
Eu sou uma floresta sem árvores.
Eu sou as árvores da sua floresta.
Eu sou um livro sem páginas.
Eu sou as páginas do seu livro.
Eu sou um céu sem estrelas.
Eu sou as estrelas do seu céu.
Eu sou um rádio sem som.
Eu sou o som do seu rádio.
Eu sou uma rosa sem pétalas.
Eu sou as pétalas da sua rosa.
Eu sou uma árvore sem frutos.
Eu sou o fruto da sua árvore.
Eu sou um jardim sem flores.
Eu sou as flores do seu jardim.
Eu sou um circo sem espetáculo.
Eu sou o espetáculo do seu circo.
Eu sou uma banda sem músico.
Eu sou o músico da sua banda.
Eu sou um mar sem peixe.
Eu sou o peixe do seu mar.
Eu sou um deserto sem oásis
Eu sou o oásis do seu deserto.
Eu sou uma empada sem azeitona.
Eu sou a azeitona da sua empada.
Eu sou um pão sem manteiga.
Eu sou a manteiga do seu pão.
Também fiz à entrega de uma lembrança, lápis, as colegas pelo nosso dia.
Na sequência fizemos os relatos das atividades desenvolvidas com os alunos, referente às Unidades 21 e 22 do TP6. As cursistas estão empolgadas e satisfeitas com os resultados que vem alcançando com o envolvimento dos alunos. O Programa está sendo bem aceito pelo grupo e muito elogiado. Simultaneamente ao delicioso lanche, fizemos a explanação 23 e 24 do TP6, destacando e relacionando a experiência em sala de aula conforme cada realidade.
Depois de muitos comentários podemos colocar em prática a teoria vista. Então fizemos a atividade sugerida no TP.
Marque A nas atividades que você considera A DEQUADAS e I, nas que considera INADEQUADAS.
( ) a) Exigiria que todos lessem o livro, para, algumas semanas depois, avaliar a leitura na prova trimestral.
( ) b) Como elemento surpresa, pediria ao melhor aluno em leitura que lesse em voz alta o texto para os colegas, em primeira mão.
( ) c) Levaria o livro para a turma e exploraria a capa e principalmente o trocadilho do título do livro.
( ) d) Aproveitaria o texto para ajudar o aluno a conjugar adequadamente o imperativo,ou os tempos do pretérito dos verbos que aparecem no trecho.
( ) e) Aproveitaria os títulos indicados para explicar aos alunos por que eles constituiriam a leitura obrigatória, ao longo do ano, por serem muito bons.
( ) f) Aproveitaria os títulos para apresentar a biografia dos autores, enfatizando onde e quando nasceram.
( ) g) Aproveitaria o título das obras para apresentar as personagens principais e o assunto de cada uma, para os alunos escolherem o que ler.
Atividade esta que gerou certa discussão, claro no bom sentido. Pois assim, relacionamos a nossa prática.
Logo passamos para outra atividade, em duplas ou trios de trabalhos. Pedi as gurias para irem até a biblioteca e retirarem uma obra literária, que considerassem adequadas para a série com a qual trabalham.
Algumas sugestões de livros, para apresentarem a seus alunos.
Lembrando de que a variedade deveria ser importante, para que o aluno, naquele momento os colegas, tivessem interesse pelo menos um dos livros. A partir dessa apresentação, poderiam discutir a qualidade da obra e sua adequação para a série, ou para seus alunos, especificamente. Pensando na importância de variar a apresentação, para que fossem bem criativa e atraente para o leitor.
Foi uma atividade interessante, porém o tempo que foi pouco, então combinamos de concluí-la no próximo encontro. AGUARDE E CONFIE!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO

Reforma Ortográfica Estamos no último trimestre do ano letivo e quase não se fala no novo acordo ortográfico.Deixo aqui um registro ele está aí, se continuará é uma outra história.As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonasSome o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):idéia - ideiabóia - boiaasteróide - asteroideCoréia - Coreiaplatéia - plateiaassembléia - assembleiaheróico - heroicoestréia - estreiaparanóia - paranoiaEuropéia - Europeiaapóio - apoiojibóia - jiboiajóia - joiaATENÇÃO! As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.
Acento circunflexo em letras dobradasDesaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):crêem - creemlêem - leemdêem - deemvêem - veemprevêem - preveemenjôo - enjoovôos - voos
Acento agudo de algumas palavras paroxítonasSome o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:
baiúca - baiucabocaiúva - bocaiuvafeiúra - feiura
ATENÇÃO! Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acento diferencialSome o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):
pêlo - pelopára - parapólo - polopêra - peracôa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
Acento diferencialSome o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):
pêlo - pelopára - parapólo - polopêra - peracôa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
Acento agudo no u forteDesaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:
averigúe - averigueapazigúe - apazigueele argúi - ele arguienxagúe você - enxague você
ATENÇÃO! As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.
AlfabetoInclusão de três letrasPassa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.
Grafia de PortugalAlterações limitadas a PortugalDesaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas:
acção - açãoacto - atoadopção - adoçãoóptimo - ótimo
Eliminação do hífen em alguns casosO hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:
extra-escolar - extraescolaraero-espacial - aeroespacialauto-estrada - autoestrada
2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:
anti-religioso - antirreligiosoanti-semita - antissemitacontra-regra - contrarregrainfra-som - infrassom
ATENÇÃO! O hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.
Extinção do trema Desaparece em todas as palavras:
freqüente - frequentelingüiça - linguiçaseqüestro - sequestro
ATENÇÃO! O trema permanece em nomes como Müller ou Citröen.
Fonte: http://www.reformaortografica.com/